sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Minha casa minha vida

Minha casa minha vida
(BR101 Entrada de Santa Cruz do Capibaribe/PE)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CHARGE DA SEMANA

Medalha e trabalho é reconhecido pela revista da Unimed

Veja a matéria publicada na edição de Janeiro/2010 da revista Conviver,  da Unimed Campina Grande.


Saúde Alto Astral



O HUMOR EM ALTA

CARTUNISTA RECEBE HOMENAGEM DA
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

    O dia 14 de dezembro de 2009 certamente entrou para os anais da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba de forma inusitada. É que é a primeira vez que se tem notícia que um homenageado não emitiu um único convite e foi sozinho receber uma comenda oficial' a Medalha Augusto dos Anjos, fruto do projeto de resolução n°1.348/2008 do Deputado Estadual Carlos Marques Dunga Júnior.



Pode parecer estranho, mas quando se trata do cartunista Fred Ozanan tudo isso faz parte de uma rotina que marca toda uma consagrada trajetória, cujos prêmios se sucederam com a mesma naturalidade com que ele encara a missão de difundir o humor. Se um dia está dormindo num posto de gasolina no interior da Paraíba e no outro repousa num confortável hotel cinco estrelas em Foz do Iguaçu, não importa, o que para ele interessa é colocar a sua arte como alternativa cultural e educacional em qualquer canto do Brasil. É levar o humor aonde o povo está. É popularizar a charge e difundí-la como forte instrumento de comunicação.


Assim sempre fez independentemente de apoio de qualquer natureza que jamais recebeu na Paraíba, externando em seu discurso a sua gratidão a um imenso público invisível que o apóia, o acompanha, o estimula e lhe dá força para ser um instrumento de denúncia social através do humor gráfico usando a charge e a carticatura. Para ele, que já alcançou quase sessenta prêmios em todos os níveis na área do humor gráfico no Brasil, "o fato de jamais ter sido acompanhado nas solenidades não me decepciona; Não me frusta. Pelo contrário, vejo sempre ao meu lado um público invisível e a ele dedico esta Medalha!"- completa. O interessante é que no dia seguinte, com a maior naturalidade possível, o cartunista saiu às ruas agradecendo ao povo a honraria concedida pela Assembléia Legislativa, inclusive na redação da revista Conviver.



O autor da propositura, deputado Dunga Júnior, se mostrou surpreso ao mesmo tempo em que entendeu a dimensão do gesto do cartunista em relação à homenagem a partir do grande número de e-mails recebidos pós-solenidade. "O que mais uma vez se constata é que, Fred Ozanan é possuidor de um humor extremamente popular, Fred encara com seriedade a tarefa de mostrar que em tudo há graça e desenvolve com maestria a sua missão que extrapola o limite da publicação imediatista comum a charge e invade o precioso espaço da história através da memória e do tempo, escancarando as portas para a charge política, denunciando as desigualdades sociais, a injustiça, a repressão e tantos outras formas de coação existentes numa estrutura de poder. O interessante é que dentro de uma homenagem que recebia da Assembléia, o cartunista a redimensionou para tantos outros anônimos que admiram o seu trabalho. Foi uma atitude democrática, respeitosa e abrangente que em muito valoriza o conceito cultural e artístico da Medalha Augusto dos Anjos. Ele com um simples ato de reconhecimento superou as raízes personalistas, individualistas e emocionais que muitas vezes envolvem esse tipo de homenagem" disse o deputado Dunga Júnior.


Em outro trecho do seu discurso, o cartunista enfatiza a sua gratidão a Assembléia Legislativa, em particular ao deputado estadual Dunga Júnior e, falando da transformação que a arte imprimiu em sua existência. "Ao longo da carreira, a arte me deu o poder de vislumbrar novos horizontes, de viver dezenas de vidas em uma só existência. De sentir na alma a dor do desprezo, do descaso, da humilhação e, ainda assim, ter a capacidade de anestesiar sentimentos através do riso, do humor, da ironia e da graça. Não faço um humor rancoroso. Não sou favorável ao humor revanchista, covarde e ferino no ponto de vista pessoal. Faço humor pelo humor, com consciência de que posso errar por não observar, não ouvir, não se preocupar. Levo o humor a sério. Levo a vida a sério e, não por falsa modéstia, tenho orgulho do imenso patrimônio que Deus me deu que foi a competência, a ética e o humanismo, valores que não se compram, mas que são ensinados pela vida."  






O que se pode notar neste episódio é o comprometimento do artista com o seu público. É o zelo e o respeito por uma profissão. É saber que um trabalho voluntário, mesmo que silencioso pode render frutos. E no caso de Fred Ozanan é assim. Há anos desenvolve atividades voluntárias que vão desde as crianças portadoras de câncer do Lar de Maria, na distante Teresina, no Piauí, às escolas da periferia de Campina Grande, passando por universidades do Nordeste e exposições no exterior. Neste caso o que não falta é identidade com o seu público. Ele se constitui realmente num multiplicador de idéias, num estimulador de talentos. A sua missão em busca de um leitor crítico através da interpretação de fatos e de imagens se consolida a cada dia e este reconhecimento da Assembléia Legislativa da Paraíba reforça a certeza de que temos que ter fé acima de tudo. De que é necessário impor um amor sem limites à profissão que abraçamos para, assim a exemplo do cartunista Fred, chegar um dia e alcançar uma nova fase em sua carreira: a fase do reconhecimento também em seu estado de origem. (Ribamildo Bezerra & Ulisses Praxedes).                    


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PIRACICABA MEXE COM O CORAÇÃO DA GENTE

...No Brasil, salão de humor é um evento que só funciona com muitas mãos, poucas cabeças e um só coração!
Zetti por muitos e muitos anos mostrou ao mundo que a humildade leva você a construir um mundo melhor, abraçou o compromisso com o humor gráfico, fez crescer um sonho que hoje vem a ser o grandioso Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ao longo do tempo,enfrentando tempestades e calmarias, ela conseguiu valorizar algo que na política é relevado ao nada: O valor humano.  Sabemos que o sucesso  do evento-com justiça- se credita também a outros tantos, todavia, a presença de Zetti historicamente  sempre fez a diferença nessa aritimética.  (Fred)