sábado, 1 de maio de 2010

sexta-feira, 30 de abril de 2010

CARTUM DE FRED VAI PARA MUSEU EM PARIS



Marlene Phole (FECO-Alemanha), Fred, Gerald Vandenbrouke (França) e Carlos Brito (FECO-Portugal)


Um cartum de Fred fará parte do acervo do Museu do Cartum de Paris. Ele é um dos 10 brasileiros e o único nordestino escolhido pelos franceses. O trabalho faz uma alusão direta ao problema da habitação, que é tema de abrangência mundial e de fácil assimiliação em qualquer lugar do planeta.

O convite para que a obra de Fred seja incluída no acervo da instituição veio de Gerald Vandenbroucke, prefeito da cidade francesa onde é realizado o Salon de Dessin de Presse et d'humour de Saint Just le Martel. O trabalho está sendo reproduzido e será remetido ainda neste mês de maio e o cartunista deverá estar em Paris provavelmente em agosto.

Vandenbrouck, que já conhecia  o trabalho de Fred  graças a eventos na Europa, esteve com  o cartunista durante o 36º Salão Internacional de Humor de Piracicaba/SP e ficou impressionado com o  conjunto da obra do paraibano.  Na sua opinião a obra dele (Fred) vai muito além da sátira e da diversão.  O seu cartum faz pensar com uma característica muito particular da visão do artista quando foca o ser humano.  Fred ainda recebeu convites  de Marlene Phole, (vice-presidente da FECO/Alemanha) e Massoud Shojai Tabatabai (Presidente o salão do Iran) para expor o seu trabalho na Alemanha e no Irã, respectivamente.

CACHORRADA