sábado, 10 de abril de 2010

CARICATURA PREMIADA I SALÃO UNIMEP (Romeu Tuma)

SALÃO UNIVERSITARIO DE HUMOR DE PIRACICABA


ATENÇÃO CARTUNISTAS UNIVERSITÁRIOS!
 

Estão abertas as inscrições para o 18º  Salão Latino Americano de Humor de Piracicaba, promovido pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Os trabalhos, formato 30x40, podem ser inscritos nas categorias charge, cartum, caricatura e quadrinhos até o dia 28 de maio/2009 e endereçado para SALÃO  UNIVERSITARIO DE HUMOR DE PIRACICABA – UNIMEP, Rodovia do Açúcar, km 156, CEP 13400-901, Piracicaba-São Paulo. Este ano o cartaz traz um desenho do Paffaro, uma das revelações deste evento.
salaodehumor@unmep.br

MINHA HISTÓRIA COM O SALÃO UNIVERSITÁRIO DE PIRACICABA

Posso me dizer íntimo desse salão que vi nascer. Em 1992 participei do primeiro evento e confesso que me surpreendi duplamente com o ele: primeiro ao constatar o grau de profissionalismo aplicado ao salão por uma universidade e os novos rumos que se vislumbrava a partir de então. Segundo ao receber dois primeiros lugares: um em charge, mostrando o então presidente Collor fazendo o seu cooper social e o outro em caricatura, com um desenho do Romeu Tuma. Nos anos seguintes consegui premiação em todos os demais versões até o ano de 1997. Em 1998, transformado em latino-americano, a UNIMEP me fez uma homenagem por ser o recordista de prêmios no salão, desenhei o cartaz,  participei de uma exposição sobre educação com Henfil (in memorian) e integrei o júri de premiação. 1998 marca também o fim da minha participação na mostra competitiva, por ter concluído o curso superior e deixado a universidade, todavia, por outras tantas oportunidades estive em Piracicaba para integrar o júri de premiação da UNIMEP, fazer palestras e exposições temáticas. Neste período dois desenhos premiados foram capas da revista do Provão do MEC.
Alegro-me constatar que ano a ano existe um comprometimento maior da direção da universidade com este evento cujo prestígio extrapola inclusive os limites do Brasil. O crescente do número de participantes e a avançada qualidade técnica dos trabalhos projetaram o salão universitário para outros níveis de interesse popular ao ponto de se tornar referência em pé de igualdade com tantos outros destinados apenas a profissionais. A singular identificação da comunidade universitária com o salão da UNIMEP ao longo desse tempo, consolidou uma abertura para humor gráfico como instrumento de discussão em uma  sociedade cada vez mais complexa e globalizada. As transformações do mundo nos chegam com uma velocidade alucinante e através do traço de artistas renomados e anônimos, a UNIMEP reduziu ainda mais este caminho conferindo indispensável legitimidade aos novos fatos que nos cercam fazendo com que o seu aluno seja muito mais ágil na condição de interlocutor dessa nova ótica. Estrutura para tal é que não falta a uma das mais fantásticas universidades do Brasil. Tudo lá  funciona com a precisão de um relógio suíço. O Salão Universitário de Humor de Piracicaba sempre foi para mim um caminho de descobertas, uma abertura para a liberdade de expressão que fundamentaram alguma coisa que tenho de firme, altivo e corajoso sobre temas constantes em meu desenho.
O salão chega aos dezoito anos.  Já pode tirar a carteira nacional de habilitação, mesmo estando na estrada nos guiando com uma segurança singular imprimindo uma velocidade constante que nos permite o registro histórico de fatos e personagens, dos quais, orgulhosamente faço parte.
Ao professor-artista Camilo Riani, reitor Almir Sousa Maia e equipe UNIMEP pela ousadia, determinação, perseverança e amor à causa, o reconhecimento por esta página importante do humor gráfico que vem sendo escrita com profissionalismo, respeito, ética, determinação e, sobretudo, vontade de fazer bem feito.
... É por essas e outras que o salão universitário se mantém acima da média!


terça-feira, 6 de abril de 2010

CHARGE DA SEMANA