quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CHARGE DA SEMANA

OBRA DE FRED EM LIVRO PUBLICADO NA ESPANHA

A coleção HISTORIA DEL HUMOR GRAFICO, publicada pela editora Milênio em parceria com a Fundación de la Universidad de Alcalá, Madrid, Espanha, é pioneira no aprofundamento do estudo e difusão do humor gráfico na América Latina e traz em seu volume dedicado ao Brasil uma vasta abordagem sobre o trabalho do cartunista Fred.

A iniciativa contempla historiadores que através de suas obras, promove o aprofundamento e o necessário avanço do conhecimento do humor gráfico e o importante papel que esta arte exerce sobre os povos, estimulando questões de ordem sócio culturais contemporâneas.

O Brasil foi abordado pelo cartunista e historiador pernambucano Lailson de Holanda Cavalcanti que reuniu em sua obra artistas brasileiros de várias épocas, entre os quais o cartunista Fred Ozanan (Campina Grande, Paraíba) pelo conjunto de sua obra.

O objetivo principal do estudo é dimensionar a charge, o cartum e a caricatura como meio de intervir sobre o comportamento dos indivíduos na sociedade moderna.

Além do Brasil, a Universidad de Alcalá já lançou obras com a história do humor gráfico de Cuba, Equador, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Venezuela. Nas próximas publicações constarão Chile, Porto Rico, Costa Rica e Paraguai.

Cada livro é publicado em papel couchê fosco, formato 14 x 24 cm e aproximadamente 200 páginas, podendo ser adquirido diretamente na editora Milênio, Sant Salvador 8.25005 Lleida, Espanha. editoramilenio@cambrescat.es

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010