sexta-feira, 28 de junho de 2019

quinta-feira, 27 de junho de 2019

PASQUIM 50 ANOS cartunista Fred Ozanan doação ao Museu da Imprensa de Portugal

O Pasquim, jornal alternativo publicado no Brasil entre 20 de Junho de 1969 e 11 de Novembro de 1991. Combativo e contestador, se constituiu no mais forte aliado pela liberdade de expressão no Brasil. Nem pensava em ser cartunista e ja acompanhava o jornal, conseguindo todos os exemplares, inclusive os que foram retirados das bancas e todas as antologias surgidas. Fiz doação da coleção completa ao Museu da Imprensa de Portugal com a certeza de que lá estará segura parte da história deste país sem memória e sem moral.

PASQUIM 50 ANOS - documentario - A subversão do humor - cartunista Fred Ozanan

Documentário sobre a trajetória d'O Pasquim com os próprios cartunistas produzido por Jal e Gual, para a sesctv. Referencial histórico que muito me honra e é um marco em minha carreira.

O PASQUIM 50 ANOS - cartunista Fred Ozanan

Início da minha carreira como cartunista. Publicar n'O Pasquim uma aventura e tanto. Sempre enviava comentários e um desenho até que um dia pedí a opinião do Jaguar...Daí engolí a sua corda e fui em frente! Isto é história, mestre Jaguar. O Pasquim, a maior referência da comunicação pela liberdade de expressão neste País. Contra fatos, não há argumentos!

terça-feira, 25 de junho de 2019