sábado, 24 de março de 2012

CHICO ANYSIO CONCLUI O ROTEIRO DA VIDA

Ontem, sexta-feira, 23 de março de 2012 fecharam-se as cortinas e deu-se por encerrado o espetáculo de vida do mestre Chico Anysio. Com ele, segue igualmente a gratidão de gerações que aprenderam,  viveram, se indignaram e riram com o seu humor simples de incontestável alcance popular. Obrigado Deus por ter me permitido conhecer o personagem e a obra que hoje integram o arquivo da saudade. (Fred)

terça-feira, 20 de março de 2012

BRASIL DO BEM

O livro “BRASIL DO BEM - A ARTE DA CARICATURA MOSTRANDO A CARA DA NAÇÃO QUE FAZ" é mais um projeto cooperado da editora Virgo e foi lançado festivamente no dia 17 de março, na livraria HQMIX em São Paulo. São 27 caricaturistas, (do Nordeste apenas eu e William) cada um com três personalidades brasileiras de destaque, incluindo breve biografia, detalhes das técnicas utilizadas e os motivos para a escolha dos caricaturados. Pela lista estão incluidos premiados craques do traço, o que dá para antever o quilate artístico da obra: Emerson Ferrandini, Alecrim, Renato Stegun, Sandro Melo, Ezê, Rice Araújo, Ricardo Soares, Eder Santos, Fernandes, Fred, Humberto Pessoa, Laudo Ferreira Jr., Seri, J.Bosco, Xavi, Hals, Bira Dantas, Jean Pires, DaCosta, Spacca, Gil de Godoy, Siqueira, Antonio Carlos Pires, Zitto, William Medeiros, Mastrotti e Ulisses. A edição mais uma vez ficou à cargo do incansável Mario Mastrotti, à frente da sua Editora Virgo, Gonzalo Cárcamo prefaciou e Rice criou e finalizou a capa.
 “BRASIL DO BEM"
Onde encontrar:  Livraria HQMix – Rua Tinhorão, 124 – Higienópolis (Divulgação: Editora Virgo).

NOVO LIVRO

Stan Laurel e Oliver Hardy estão estilizados em caricatura nos personagens o Gordo e o Magro que faz parte do meu novo livro "Que Cara é Essa?".
O detalhe é que o desenho foi executado com o mouse no programa corel draw sem nenhum efeito gráfico.

BAR DO TOM

Esta é a logomarca que desenvolví para um bar temático de um teatro utilizando a estilização conseguida através da técnica do desenho executado com o mouse.

DIA NACIONAL DA POESIA

Dia 14 de Março marcou o Dia Nacional da Poesia e pela primeira vez constatei que os poetas populares estão ganhando espaço. Aqui no Nordeste a referência foi basicamente a poesia popular e isso muito se deve ao incansável trabalho do mestre Manoel Monteiro (PB)e tantos outros como os irmãos Klévisson e Ariosvaldo Viana (CE) que abriram inteligentemente a cabeça de muita gente.

CARTUNISTA FRED NA SEMANA DA CULTURA DE CABACEIRAS/PB

Foto 1 - Prefeito Ricardo Aires    Foto 2 - Poeta Paulinho e a Secretária de Educação e Cultura
Em dezembro/2011 recebi uma honrosa homenagem da cidade de Cabaceiras, aqui da Paraíba quando o meu nome foi a referência da VII Semana da Cultura.  Fico grato pela atenção. Minha gratidão, respeito e carinho a todos que ajudam fazer desse pequeno município um imenso ponto de referência da cultura nacional.