quinta-feira, 23 de junho de 2011

CHARGE DA SEMANA "...olha pro céu meu amor..."

VI POR AÍ... liquidação na terra do forró!

DE QUADRO A QUADRO

  
A partir deste mês de junho passo a fazer parte da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, o que, além da natural alegria, me deixa prá lá de honrado! 
A proposta agora é expandir ainda mais o humor gráfico estimulando a juventude para esta atividade de risco.


FRED E O MESTRE DOS QUADRINHOS WILL EISNER

Fred - WILL EISNER - Lailson (Recife/PE 2001)

A minha intimidade com os quadrinhos vem da infância. Quanto cartunista um dos momentos marcantes foi uma breve convivência com o mestre Will Eisner, com quem estive por duas oportunidades: por uma semana na 3º Bienal Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte e  mais cinco dias durante o Festival Internacional de Humor do Recife. Com uma simpatia ímpar, Will Eisner me deixou a nítida impressão de ser um eterno apaixonado pela imagem e pela linguagem dos quadrinhos na qual deixou registrada uma página importante para história mundial. Ele, sem dúvidas, faz parte de minha memória integrando a lista de pessoas inesquecíves que eu conhecí durante a trajetória como cartunista. Guardo com carinho especial uma caricatura do Spirit feita e autografada para mim , algumas revistas, igualmente "autenticadas" pelo mestre, além de um comentário ao meu trabalho gravado e traduzido na oportunidade pelo Paulo Serran, roteirista do Documentário Profissão Cartunista, valioso registro sobre a atividade do mestre do quadrinho sequencial, roteirizado por Mariza Furtado. Para quem é apreciador dos quadrinhos o Documentário Will Eisner - Profissão Cartunista , que é dividido em três fases (Spirit, O Sonho e Master Class) é uma obra indispensável em qualquer acervo.

OLHA O GERALDÃO AÍ, GENTE!

O Troféu HQ MIX 2011 em sua 23º edição, presta uma justa homenagem o cartunista Glauco através da imagem do irreverente e imortal Geraldão. O projeto do troféu deste ano é do artista Olintho Tahara. O prêmio HQ MIX se constitui no "oscar" do cartum na América Latina, condecorando os melhores do humor gráfico nas diversas modalidades, sendo promovido anualmente pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) com apresentação do Serginho Groisman.

PROJETOS GRAFICOS/VISUAIS/CENOGRAFICOS




Com madeira, isopor, cola, papelão e criação, fazemos um São João. Na foto, réplicas reduzidas de prédios existentes na cidade de Boqueirão/PB. Projeto de Fred Ozanan, execução Marcos Freitas.