quinta-feira, 23 de junho de 2011

DE QUADRO A QUADRO

  
A partir deste mês de junho passo a fazer parte da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, o que, além da natural alegria, me deixa prá lá de honrado! 
A proposta agora é expandir ainda mais o humor gráfico estimulando a juventude para esta atividade de risco.


FRED E O MESTRE DOS QUADRINHOS WILL EISNER

Fred - WILL EISNER - Lailson (Recife/PE 2001)

A minha intimidade com os quadrinhos vem da infância. Quanto cartunista um dos momentos marcantes foi uma breve convivência com o mestre Will Eisner, com quem estive por duas oportunidades: por uma semana na 3º Bienal Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte e  mais cinco dias durante o Festival Internacional de Humor do Recife. Com uma simpatia ímpar, Will Eisner me deixou a nítida impressão de ser um eterno apaixonado pela imagem e pela linguagem dos quadrinhos na qual deixou registrada uma página importante para história mundial. Ele, sem dúvidas, faz parte de minha memória integrando a lista de pessoas inesquecíves que eu conhecí durante a trajetória como cartunista. Guardo com carinho especial uma caricatura do Spirit feita e autografada para mim , algumas revistas, igualmente "autenticadas" pelo mestre, além de um comentário ao meu trabalho gravado e traduzido na oportunidade pelo Paulo Serran, roteirista do Documentário Profissão Cartunista, valioso registro sobre a atividade do mestre do quadrinho sequencial, roteirizado por Mariza Furtado. Para quem é apreciador dos quadrinhos o Documentário Will Eisner - Profissão Cartunista , que é dividido em três fases (Spirit, O Sonho e Master Class) é uma obra indispensável em qualquer acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário