domingo, 13 de fevereiro de 2011

CHARGE DA SEMANA

VI POR AI... a força da palavra

Numa sociedade marcada pela violência, cada vez mais armada, isolada por cães, câmeras de segurança e cercas elétricas, ao nos depararmos com um recado tão simples e direto,  o misto de surpresa e perplexidade nos intimida.


DOCUMENTARIO SERÁ EXIBIDO EM PERNAMBUCO

O documentário FRED-UM CARTUNISTA QUE FAZ ESCOLA, produzido em 2007 com direção de Ronaldo Nerys e Carlos Mosca está incluido na programação oficial do Cine Clube do Museu de Arte Contemporânea do Recife, Pernambuco e será exibido às 18 horas do dia 17 de fevereiro/2011.
O documentário é uma produção conjunta da Cabras da Peste Filmes(PE), Piau Produções (PI) e Cover Consultoria e Comunicação (PB), com apoio do Instituto Pernambucano de História, Arte, Cultura e Cidadania (IPHACC).
Para o Instituto Pernambucano,  "através de um trabalho criativo, objetivo e muito bem humorado, o cartunista Fred usa a charge na sala de aula como instrumento didático, amplia o espaço da comunicação por parte dos educadores e nos confirma que a escola se constitui num valioso instrumento para novas descobertas.
Simultaneamente e com a mesma intensidade, a crítica social do seu humor consegue cativar do ensino médio a universidade, comprovando que através do riso desnudamos a verdade, com humor despertamos o interesse pela leitura, com ironia motivamos a consciência e inevitavelmente descrobrimos a cidadania!".
O cartunista Fred desenvolve um projeto voluntário há mais de 15 anos nas escolas do seu estado, proposta que alcançou relevância nacional sendo utilizado pelo Ministério da Educação através do ProLer, suas charges usadas em livros didáticos pelas editoras Moderna e FTD (São Paulo), adotados pela rede pública de ensino,  capa da Revista do Provão do Ministério da Educação, tema para quesitos de exames vestibulares além de dar margem para a inserção do humor gráfico como instrumento educacional em várias partes do Brasil.   (carlosmosca.blogspot.com)

Não escolho a escola, não interessa a distância o que de fato importa é que graças a esse trabalho muita gente desperta para o humor gráfico descobrindo nele uma valiosa contribuição para a comunicação e estímulo a leitura.  Não chego à sala de aula em busca de um novo talento para o cartum, quero sim, é estimular um leitor consciente fazendo  valer o poder de interpretação dos fatos na sua visão de cidadão.  (Fred)