sexta-feira, 25 de março de 2011

CARTUNISTA SOLDA, O MACACO ESTÁ CERTO!



 Grande exemplo de cartunistas brasileiros vindos do Paraná, Solda (ao centro) e Paixão.

Mais uma vez a hipocrisia nevega sobre a verdade que poucos alcançam conhecer mas que muitos são apressados em criticar.
Macacos me mordam! essa situação além não ter a menor graça, mais uma vez arranha a nossa liberdade de expressão e comprova que hoje no Brasil cartunista é mesmo uma atividade de risco!

Fred

DEMOCRACIA NO BRASIL NAO SE EMENDA...NEM COM SOLDA!

 NOTICIA PUBLICADA NO BRAZIL CARTOON.COM



  Charge de Solda sobre visita de Obama causa polêmica

24/03/2011

O chargista Solda, de 58 anos, foi demitido na última segunda-feira do jornal O Estado do Paraná, atualmente publicado apenas na internet, sob acusação de ter feito uma charge com tom racista durante a visita do presidente norte-americano Barack Obama. A retirada da charge do site do jornal e a demissão ocorreram depois que ela foi publicada no blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, com o título “Não, nós não somos racistas”.
O desenho mostra um macaco fazendo o simbólico gesto de “banana” com os braços e traz a inscrição: “Almoço para Obama terá baião de dois, picanha, sorvete de graviola...e banana, muita banana”. Na interpretação dos que viram racismo, supostamente o presidente norte-americano estaria representado no macaco. Mas o autor do trabalho discordou frontalmente. “Jamais faria isso. Nas eleições, eu usei camiseta do Obama, vi que era a renovação”, disse.
Segundo ele, o único objetivo foi criticar a pretensão dos Estados Unidos de serem superiores a outros países, inclusive provocando transtornos exagerados durante a visita e exigindo que os ministros tirassem os sapatos para serem revistados. “Não tem nada a ver com o Obama, com racismo, nem com nada”, reforçou Solda. “A república das bananas é uma coisa antiga e quis me referir exatamente a isso. É uma banana para o imperialismo, acham que aqui é o quintal deles.”
República das bananas
O termo “república das bananas” foi criado pelo cronista e humorista norte-americano Henry, pseudônimo de William Sydney Porter (1862-1910), quando se referia ao colonialismo imposto pelos Estados Unidos. Solda afirmou que já utilizou outras vezes o símbolo da “banana”, inclusive quando em referência ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. “Não tenho preconceito, a não ser contra burrice e ignorância”, criticou. “Algum analfabeto funcional ou visual interpretou mal e acho que viu racismo.”
Injustiça
Com passagens pela revista Pasquim e pelo Jornal do Brasil, além de agências de publicidade, Solda trabalhava havia seis anos como funcionário terceirizado de O Estado do Paraná, que neste ano deixou de ser publicado em papel. Segundo ele, a justificativa para a demissão foi a repercussão do tom racista dado pelo blog Conversa Afiada. “Se não entenderam, deveriam ter interditado antes e não tirar depois que saiu no blog.” Procurada pela reportagem, a direção do jornal informou que não vai comentar o caso. (www.brazilcartoon.com)

  ... HUMILHAR OS MEMBROS DO GOVERNO BRASILEIRO DENTRO DE NOSSO PRÓPRIO PAÍS FAZENDO OS NOSSOS MINISTROS TIRAREM OS SAPATOS PARA INGRESSAREM NO PALÁCIO DO PLANALDO-QUE É NO BRASIL-É NORMAL PARA OS NOSSOS PADRÕES DE SUBSERVIÊNCIA AOS ESTADOS UNIDOS. PRECONCEITO É A INDIFERENÇA COM  QUE NOS TRATAM ISSO SIM.

MAIS UMA VEZ A HIPOCRISIA NAVEGA SOBRE A VERDADE QUE POUCOS ALCANÇAM CONHECER MAS QUE MUITOS SÃO APRESSADOS EM CRITICAR. (Fred)

segunda-feira, 21 de março de 2011

VI POR AÍ... thank God

Campina Grande mais uma vez assumiu a sua posição de cosmópolis ao se manifestar com tudo o que tem direito quando da visita do Barack Obama ao Brasil. Mesmo isolada no contexto do interior do Nordeste, esta terra- agitada por natureza - impõe o sentido patriótico exterior mesmo quando a visita se deu em Brasília e  Rio de Janeiro.  Imaginem o que não aconteceria se Obama desembarcasse por estas bandas...Audacity!

domingo, 20 de março de 2011

CHARGE DA SEMANA