sábado, 6 de março de 2010

Fred corre o risco e presta homenagem às mulheres no shopping

Com o objetivo primeiro de interagir com o público, o Shopping Boulevard abre nesta segunda-feira, dia 8 de março a sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher utilizando trabalhos do cartunista Fred.

Para a Diretora de Marketing o shopping, Nardinne Matos, a idéia de utilizar o traço de Fred está intimamente ligada à escolha das próprias homenageadas, mulheres que se destacam na sociedade de Campina Grande pela alegria, descontração, pessoas despojadas de normas e preconceitos, apossando-se desta forma de toda a beleza que o mundo lhes oferece. As profissões são diversas assim como faixa etária e biótipo.

Por outro lado, explica Nardine Matos o desenho de Fred representa o reconhecimento público da autonomia moderna do pensamento visual.

Já para Fred, na sua caricatura, a supremacia das linhas se sobressai sobre quaisquer outras considerações e que determinam um impacto estético imediato. Cartunista com experiência internacional, inclusive em júris de seleção e premiação, Fred confessa que ficou com receio apenas pelo estilo a ser empregado já que o seu trabalho se caracteriza pelo exagero típico do gênero e que em se tratando de mulheres a atenção deve ser redobrada.

A caricatura ressalta o lado pitoresco, acentuando o grotesco da pessoa que figura, isto é o normal. Todavia temos que levar em consideração que Campina Grande há anos não expõe em público esse tipo de trabalho, daí porque optei por convidar Joel Pereira, cartunista e artista plástico para construirmos juntos uma exposição onde se sobressai o retratista, a habilidade do grafite, com formas mais amenas, próximas do real. O resultado foi satisfatório pois transparece na própria evidência do traço preservando acima de tudo o estético, possibilitando uma leitura clara e real. Para Fred, que é representante regional da Associação dos Cartunistas do Brasil (São Paulo), valeu a lembrança do shopping e mais este espaço conquistado pelo humor gráfico em uma das mais expressivas datas comemorativas do calendário mundial.


Criação de Personagem

Xilogravuras

quarta-feira, 3 de março de 2010

MOLDURA - ... e essa imagem foi captada em pleno cariri paraibano

Manoel Monteiro é tema de materia na TV Paraíba

O meu amigo - e parceiro há mais de 10 anos -  Manoel Monteiro, é poeta cordelista com varias obras publicadas, mora em Campina Grande, é menbro da ABLC - Academia Brasileira de Literatura em Cordel.
Recentemente ele foi tema de uma reportagem na afliada da Rede Globo na Paraíba, com a materia "Clássicos da literatura". É que através de Manoel, obras como Pinóquio e Espanhola Inglesa vão ser levados aos alunos da rede pública do Brasil através da literatura de cordel.

Confira as materias levadas ao ar pela Rede Paraíba de Televisão

http://jpb2.paraiba.tv.br/index2.php?vdid=54159&d=2010-02-23

http://bomdia.cabobranco.tv.br/index2.php?vdid=54179&d=2010-02-24

CHARGE DA SEMANA

Michael Jackson

segunda-feira, 1 de março de 2010

Festa Junina - I

São João de Campina Grande - aplicaçao da marca

Esculturas temáticas e estilizadas a partir de desenho de Fred.  Altura 7,00 m (isopor e fibra)