sábado, 8 de outubro de 2011

NOVO LIVRO DO FRED

Este é o meu primeiro livro de caricaturas. Não uso papel, não uso o tablet, utilizo apenas o mouse no programa CorelDraw, sem nenhum efeito grafico especial. Não é que não queira, o fato é que não sei mesmo! (Fred)
Alguns exemplos: FRED, para se mexer com a cara dos outros é recomendável usar primeiro a sua.  DÁLCIO que se teve a coragem de escrever a apresentação.  ANDERSON SILVA para provar que a mão (no meu caso, o mouse) de caricaturista não é moleza.

COMO SURGIU A IDÉIA: havia parado de desenhar e envolvido com outros projetos, a minha cabeça sempre mandava um comando no caminho de uma caricatura. Para não perder o impulso, usava o próprio mouse para definir a forma, depois colava uma foto do caricaturado para, quem sabe, no futuro ir para a prancheta executar o trabalho no papel. O tempo passou e quase um ano e meio depois, quando o pessoal do escritório foi deletar meus arquivos, encontrou aproximadamente quarenta caricaturas no ponto em que está esta do Papa João Paulo II. Diante da surpresa deles com o inusitado achado,aproveitei e levei alguns desenhos para Piracicaba a fim de mostar para os mestres da caricatura e a surpresa se repetiu. Com o mouse apenas não é de se acreditar. Pois é, foi com ele mesmo... Daí, não tive dúvidas: se eu tentar melhorar vai ficar muito pior! vai ser assim mesmo para provar que se você quer desenhar usando o computador, não precisa investir num tablet, bote uma idéia da cabeça e use o mouse! (Fred)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FRED E WILLIAM

A primeira vez que fiz um trabalho de caricatura em conjunto com William foi em agosto de 1987 (naquela época descobrimos o irriquieto Francisco Josenilton Veloso, o Shaolin) . Agora em 2011, a editora Virgo de São Paulo, nos coloca mais uma vez em um mesmo projeto de caricatura, BRASIL DO BEM. Cada cartunista escolheu três personalidades que, em sua opinião, marcaram a vida nacional (só não podia ser político). Busquei em três segmentos distintos, utilizando três técnicas diferentes. Jô Soares, feito com o mouse direto no CorelDraw, Luiz Gonzaga, feito com tinta acrílica, sobre papel escuro e posteriormente digitalizada no photoshop e Betinho, feito com lápis aquarelável.

LIVRO DE NEUMANNE PINTO

O amigo jornalista José Nêumanne Pinto esteve em Campina Grande lançando o seu livro "O que sei de Lula". O que ele sabe eu ainda não sei por completo, mas bem que tentei descobrir junto com o ativista cultural João Dantas...