quarta-feira, 16 de março de 2011

CORDELISTA DO ANO



 

Neste sábado, 19 de março de 2011, no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel faz uma justa e merecida homenagem ao poeta popular Manoel Monteiro, concedendo-lhe o título de CORDELISTA DO ANO DE 2010.

Natural de Bezerros,Pernambuco, Manoel Monteiro para a nossa sorte é radicado e filho adotivo Campina Grande, Paraíba, transformada em epicentro, de onde sai para o mundo a sua fantástica produção.

Se por um lado o reconhecimento me alegra e nos enche de orgulho, por outro me entristece e nos envergonha constatar um estado inerte, apático e omisso diante desta tradição secular do povo nordestino que ainda sobrevive na Paraíba graças a determinação, arrojo e amor à causa de um Manoel Monteiro.
O poeta Manoel Monteiro deve ser reverenciado não apenas na função de cordelista, mas sim na condição de herói que não se rende as adversidades. Na postura de um artista ímpar que abre espaço onde não existe brecha. Impõe respeito onde reina a ignorância e implanta cultura onde sobra mediocridade. Parabéns, poeta! (Fred)

"Nesta estrofe derradeira
Monteiro, artista iluminado
Aceite um abraço apertado
Deste desenhador de feira,
Para desbravar fronteira,
O teu gênio floresceu,
Por isso, te digo eu
Voes alto, cruzes os montes,
Segue além dos horizontes
Já que o mundo é todo teu''.
 ( Minha adaptação da estrofe do cordel "a história de Fred" de autoria de Manoel Monteiro/2007)

Um comentário:

  1. Parafraseando meu irmão Fred - o cartunista - o cordel é uma "tradição secular do povo nordestino que ainda sobrevive na Paraíba graças a determinação, arrojo e amor à causa de um Manoel Monteiro". Quem conhece seu trabalho sabe o que estamos dizendo ... confesso que o gosto pela poesia e os poetas populares vem do meu avô materno, Manoel Pinto Filho, que também foi um poeta e escreveu diversos versos ... sempre que ia visitá-lo, ficava declamando poesias para mim ou muitas vezes ele estava ouvindo os programas de poesia popular no rádio deitado em sua rede na sala ... também gosto de rede e programas de poesia popular no rádio ... além disso era um grande contador de piadas ... que Deus o tenha!!!

    ResponderExcluir