terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Entre tantas, uma Maria ficou conhecida por ser a primeira mulher a ingressar no cangaço. Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, nasceu em 8 de março de 1911, tinha onze irmãos, casou-se aos 16 anos com o seu primo José Miguel da Silva que era sapateiro. Poucos anos depois, separada dele passou a acompanhar Virgulino Ferreira da Silva - Lampião,  sertão à dentro,  permanecendo no cangaço até o fatídico dia 28 de julho de 1938 quando a polícia encerrou definitivamente as suas existências na localidade Angicos, em Sergipe.  Maria Bonita, se viva fosse, completaria 100 anos neste 8 de março de 2011.

Por outro lado, o 8 de março transformado no Dia Internacional da Mulher se constitui numa homenagem a 129 trabalhadoras que foram queimadas vivas numa fábrica em Nova York no ano de 1857 pelo simples fato de reivindicarem melhores salários.  Naquela época, mulher exigir aumento era fogo!
Uma mesma data, dois significados distintos. De um lado, uma Maria com uma trajetória de vida nada simpática e de outro, tantas outras marias que entraram na história escrevendo para a humanidade uma página bem mais bonita. (Fred)

Nenhum comentário:

Postar um comentário